

Os recursos tecnológicos atuais permitem que as empresas solucionem os desafios e aumentem as vendas no varejo.
No entanto, é necessário conhecer as principais soluções, entender quais são seus benefícios e aplicar aquelas que realmente façam sentido para o seu negócio.
Venha conosco nesse conteúdo para entender os impactos dos recursos tecnológicos e quais você deve adotar para aumentar as vendas no varejo – e transformar os resultados do seu negócio.
Por mais que as lojas físicas ainda sejam pontos importantes de venda, o comércio digital é o preferido por 61% dos brasileiros, segundo uma pesquisa realizada pela Octadesk em 2022.
Bastante influenciado pela pandemia de covid-19, esse aumento da quantidade de compradores digitais fez com que o perfil dos consumidores mudasse.
Desse modo, para aumentar as vendas no varejo, as lojas precisam adaptar-se a um público com essas características:
Além de precisar lidar com todas essas mudanças, o varejo físico ainda deve enfrentar vários desafios, como:
Sem falar na própria transformação tecnológica, que, mesmo sendo uma solução para todos esses desafios – incluindo as mudanças no perfil do consumidor –, exige das empresas uma adaptação que nem sempre é fácil.
No entanto, com o suporte adequado e as ferramentas corretas, sua marca não somente vai driblar tudo isso, como também aumentar as vendas no varejo físico!
A tecnologia é o melhor caminho para você transformar a experiência no varejo, garantindo que aquele cliente queira retornar ao seu ponto de venda.
Por exemplo, uma solução bastante adotada por lojas de diferentes setores é o totem de autoatendimento.
Com essa ferramenta, os clientes conseguem agilizar o pagamento das suas compras, garantindo maior rapidez e autonomia – até mesmo tornando essa experiência mais semelhante ao mundo digital.
No entanto, essa é somente uma das soluções tecnológicas que não somente modernizam o ponto de venda, mas colocam o cliente no centro de todas as decisões, oferecendo mais autonomia, praticidade, personalização e agilidade.
No fim das contas, o negócio também ganha, por conseguir fidelizar mais consumidores e aumentar as vendas no varejo.
Existem muitos recursos tecnológicos que podem ser implementados por sua empresa para aumentar as vendas no varejo físico.
No entanto, selecionamos abaixo os principais que seu negócio deve adotar para superar os desafios acima e alcançar melhores resultados:
Definir o preço ideal para cada produto é um dos maiores desafios do varejo moderno.
Com a Inteligência de Pricing, sua empresa pode tomar decisões mais rápidas e assertivas, baseadas em dados de vendas, comportamento do consumidor e preços da concorrência em tempo real.
Essa solução permite:
Ao implementar essa solução, seu varejo ganha mais controle, competitividade e capacidade de resposta às mudanças do mercado.
Para garantir melhores resultados, será necessário implementar diferentes recursos tecnológicos – que nem sempre estarão integrados no mesmo sistema.
Nesse caso, você também deve adotar uma solução que promova essa integração, permitindo uma gestão otimizada de todas essas ferramentas.
Desse modo, você também consegue diminuir a divergência de informações e melhorar a tomada de decisões em relação ao aumento de vendas no varejo, pois poderá analisar todos os setores em conjunto.
Além de exigirem a troca manual das informações, as etiquetas de papel são também um risco para divergência no preço informado na prateleira e aquele cobrado no caixa – prejudicando a imagem do negócio.
Por outro lado, com as etiquetas eletrônicas, as lojas conseguem atualizar automaticamente os valores, garantindo que estejam todos corretos.
Uma das principais estratégias para aumentar as vendas no varejo é a realização de promoções, que podem ser planejadas no início do mês, do trimestre ou até do ano.
Para garantir que todas essas ofertas estejam programadas corretamente, sua loja pode usar um sistema de gestão específico para isso.
Desse modo, será possível organizar e controlar o calendário promocional, aplicando metodologias ágeis e otimizando os resultados alcançados.
Oferecer o produto certo, para o cliente certo, no momento certo, é uma das formas mais eficazes de aumentar o ticket médio no varejo físico.
Com o Sommelier Digital, sua empresa oferece uma jornada interativa, onde o próprio cliente informa, no ponto de venda, suas preferências no momento da escolha.
Essas preferências podem incluir gostos pessoais, necessidades específicas, ocasião de uso ou critérios de interesse naquele momento de compra.
A partir dessas informações, a solução utiliza inteligência artificial para gerar recomendações personalizadas e relevantes em tempo real.
Benefícios da solução:
Com o Sommelier Digital, sua empresa entrega uma experiência de compra personalizada, inteligente e adaptável a diferentes mercados e perfis de consumidor.
A inteligência artificial é capaz de ser implementada por meio de chatbots, assistentes virtuais e sistemas inteligentes de recomendações personalizadas.
Com essas soluções, sua empresa consegue melhorar a experiência no varejo e os próprios resultados de venda.
Os displays digitais posicionados de forma estratégica atrai a atenção do cliente e oferece destaque para as ofertas e promoções.
Desse modo, essa é mais uma solução capaz de aumentar as vendas no varejo e modernizar as suas operações.
Para solucionar os desafios enfrentados pelo varejo físico, a Selbetti criou o Retail Experience!
Com nossa solução, seu negócio terá acesso a uma plataforma integrada que unifica soluções impressas e digitais, centralizando o controle de comunicação de preços, produtos e promoções no ponto de venda.
Sem falar nos seguintes recursos:
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