7 recursos tecnológicos para aumentar as vendas no varejo

7 recursos tecnológicos para aumentar as vendas no varejo

Os recursos tecnológicos atuais permitem que as empresas solucionem os desafios e aumentem as vendas no varejo.

No entanto, é necessário conhecer as principais soluções, entender quais são seus benefícios e aplicar aquelas que realmente façam sentido para o seu negócio.

Venha conosco nesse conteúdo para entender os impactos dos recursos tecnológicos e quais você deve adotar para aumentar as vendas no varejo  – e transformar os resultados do seu negócio.

O novo perfil do consumidor e os desafios do varejo atual

A transformação tecnológica está mudando não somente as operações internas do varejo, mas também o comportamento dos seus consumidores.

Por mais que as lojas físicas ainda sejam pontos importantes de venda, o comércio digital é o preferido por 61% dos brasileiros, segundo uma pesquisa realizada pela Octadesk em 2022.

Bastante influenciado pela pandemia de covid-19, esse aumento da quantidade de compradores digitais fez com que o perfil dos consumidores mudasse.

Desse modo, para aumentar as vendas no varejo, as lojas precisam adaptar-se a um público com essas características:

  • Com acesso fácil à informação  – com alguns cliques eles conseguem comparar preços e ler avaliações do produto ou da loja;
  • Pessoas que procuram uma experiência de compra personalizada, começando com as recomendações de produtos;
  • Público que exige conveniência, afinal, no varejo digital você consegue comprar o que quiser sem precisar sair de casa.

Além de precisar lidar com todas essas mudanças, o varejo físico ainda deve enfrentar vários desafios, como:

  • Inconsistência na comunicação de preços entre gôndola e caixa;
  • Atualização manual de etiquetas e cartazes;
  • Falta de padronização visual da rede;
  • Baixo engajamento do cliente nas promoções.

Sem falar na própria transformação tecnológica, que, mesmo sendo uma solução para todos esses desafios incluindo as mudanças no perfil do consumidor  –, exige das empresas uma adaptação que nem sempre é fácil.

No entanto, com o suporte adequado e as ferramentas corretas, sua marca não somente vai driblar tudo isso, como também aumentar as vendas no varejo físico!

Como a tecnologia transforma a experiência de compra no ponto de venda 

A tecnologia é o melhor caminho para você transformar a experiência no varejo, garantindo que aquele cliente queira retornar ao seu ponto de venda. 

Por exemplo, uma solução bastante adotada por lojas de diferentes setores é o totem de autoatendimento.

Com essa ferramenta, os clientes conseguem agilizar o pagamento das suas compras, garantindo maior rapidez e autonomia  – até mesmo tornando essa experiência mais semelhante ao mundo digital.

No entanto, essa é somente uma das soluções tecnológicas que não somente modernizam o ponto de venda, mas colocam o cliente no centro de todas as decisões, oferecendo mais autonomia, praticidade, personalização e agilidade.

No fim das contas, o negócio também ganha, por conseguir fidelizar mais consumidores e aumentar as vendas no varejo.

7 soluções para aumentar as vendas no varejo da sua empresa!

Existem muitos recursos tecnológicos que podem ser implementados por sua empresa para aumentar as vendas no varejo físico. 

No entanto, selecionamos abaixo os principais que seu negócio deve adotar para superar os desafios acima e alcançar melhores resultados:

1. Inteligência de Pricing (Price Intelligence)

Definir o preço ideal para cada produto é um dos maiores desafios do varejo moderno.

Com a Inteligência de Pricing, sua empresa pode tomar decisões mais rápidas e assertivas, baseadas em dados de vendas, comportamento do consumidor e preços da concorrência em tempo real.

Essa solução permite:

  • Monitorar o mercado e a concorrência de forma automática;
  • Ajustar preços de forma dinâmica para maximizar margens e volumes de venda;
  • Antecipar tendências de demanda e movimentações de mercado;
  • Reduzir perdas por excesso de estoque ou rupturas.

Ao implementar essa solução, seu varejo ganha mais controle, competitividade e capacidade de resposta às mudanças do mercado.

2. Soluções integradas

Para garantir melhores resultados, será necessário implementar diferentes recursos tecnológicos – que nem sempre estarão integrados no mesmo sistema.

Nesse caso, você também deve adotar uma solução que promova essa integração, permitindo uma gestão otimizada de todas essas ferramentas.

Desse modo, você também consegue diminuir a divergência de informações e melhorar a tomada de decisões em relação ao aumento de vendas no varejo, pois poderá analisar todos os setores em conjunto.

3. Etiquetas eletrônicas 

Além de exigirem a troca manual das informações, as etiquetas de papel são também um risco para divergência no preço informado na prateleira e aquele cobrado no caixa  – prejudicando a imagem do negócio.

Por outro lado, com as etiquetas eletrônicas, as lojas conseguem atualizar automaticamente os valores, garantindo que estejam todos corretos.

4. Gestão de ofertas

Uma das principais estratégias para aumentar as vendas no varejo é a realização de promoções, que podem ser planejadas no início do mês, do trimestre ou até do ano.

Para garantir que todas essas ofertas estejam programadas corretamente, sua loja pode usar um sistema de gestão específico para isso.

Desse modo, será possível organizar e controlar o calendário promocional, aplicando metodologias ágeis e otimizando os resultados alcançados.

5. Agente Inteligente de Produtos (Sommelier Digital)

Oferecer o produto certo, para o cliente certo, no momento certo, é uma das formas mais eficazes de aumentar o ticket médio no varejo físico.

Com o Sommelier Digital, sua empresa oferece uma jornada interativa, onde o próprio cliente informa, no ponto de venda, suas preferências no momento da escolha.

Essas preferências podem incluir gostos pessoais, necessidades específicas, ocasião de uso ou critérios de interesse naquele momento de compra.

A partir dessas informações, a solução utiliza inteligência artificial para gerar recomendações personalizadas e relevantes em tempo real.

Benefícios da solução:

  • Interação dinâmica com o cliente, que escolhe suas preferências na hora da compra;
  • Recomendações rápidas e precisas, adaptadas ao contexto e ao desejo momentâneo do consumidor;
  • Aumento do ticket médio e das taxas de conversão por meio de ofertas mais assertivas;
  • Experiência de compra mais consultiva e personalizada, sem depender da intervenção direta da equipe da loja;
  • Escalável para diferentes segmentos e categorias de produtos, conforme a estratégia do seu negócio.

Com o Sommelier Digital, sua empresa entrega uma experiência de compra personalizada, inteligente e adaptável a diferentes mercados e perfis de consumidor.

6. Inteligência artificial

A inteligência artificial é capaz de  ser implementada por meio de chatbots, assistentes virtuais e sistemas inteligentes de recomendações personalizadas.

Com essas soluções, sua empresa consegue melhorar a experiência no varejo e os próprios resultados de venda.

7. Retail Media

Os displays digitais posicionados de forma estratégica atrai a atenção do cliente e oferece destaque para as ofertas e promoções.

Desse modo, essa é mais uma solução capaz de aumentar as vendas no varejo e modernizar as suas operações.

Soluções da Selbetti para varejo mais eficiente e competitivo

Para solucionar os desafios enfrentados pelo varejo físico, a Selbetti criou o Retail Experience! 

Com nossa solução, seu negócio terá acesso a uma plataforma integrada que unifica soluções impressas e digitais, centralizando o controle de comunicação de preços, produtos e promoções no ponto de venda.

Sem falar nos seguintes recursos:

  1. Cartazeamento;
  2. Etiquetas impressas;
  3. Etiquetas eletrônicas;
  4. Retail Media Networks;
  5. Gestão de ofertas;
  6. Rádio Indoor.

Solicite uma consultoria gratuita e descubra como podemos auxiliar o seu negócio a conquistar mais vendas no varejo!

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