No varejo, a agilidade e a eficiência são fundamentais para garantir competitividade e melhores resultados. Entre os muitos processos que sustentam a operação, a gestão de documentos desempenha um papel estratégico, já que envolve desde contratos com fornecedores até notas fiscais, relatórios de vendas e registros de clientes. Quando mal administrados, esses documentos podem gerar atrasos, retrabalho, riscos de não conformidade e até prejuízos financeiros.
A transformação digital no varejo, impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais, a digitalização e automação da gestão documental tornaram-se indispensáveis para o varejo moderno. Essas soluções possibilitam não só a redução de custos e espaço físico, mas também o aumento da segurança e a facilidade no compartilhamento de informações entre equipes e unidades, o que gera impacto direto na experiência do cliente no varejo, que se beneficia de processos mais rápidos e precisos.
Portanto, implementar boas práticas na gestão de documentos é essencial para que as empresas de varejo possam acompanhar as demandas do mercado, apoiar a inovação e garantir a sustentabilidade dos negócios a longo prazo.
Este texto abordará as principais estratégias, benefícios e desafios relacionados a essa disciplina dentro do contexto varejista. Se você deseja melhorar os processos do seu negócio, esse conteúdo é para você. Continue a leitura!
O que é gestão de documentos?
A gestão de documentos é um conjunto de práticas adotadas para garantir a produção, armazenamento e uso adequados dos arquivos e registros de uma empresa.
As empresas que gerenciam seus documentos conseguem pesquisar e encontrar dados e informações com mais facilidade, segurança e organização.
Ao aplicar a gestão de documentos no varejo, as empresas evitam a perda de documentos, pois as informações são catalogadas e isso facilita a rastreabilidade. Os documentos são avaliados e aprovados de forma otimizada, através de fluxos de trabalho mais distribuídos.

Quais as vantagens da gestão de documentos no varejo?
As empresas que investem na gestão de documentos têm muito a ganhar e oferecer, tanto para seus processos internos e seus colaboradores, quanto para seus clientes e o mercado em geral.
Afinal, além de reduzir o volume de impressos, uma nova cultura de produção e tratamento da informação está sendo construída e disseminada. Mas há inúmeras vantagens nesse processo, tais como:
1. Melhora os resultados da empresa
Os profissionais que têm acesso a dados e informações podem tomar decisões de forma mais rápida e eficiente.
A gestão de documentos do varejo facilita a localização de informações e modelos que podem ser utilizados na execução de tarefas.
Os dados organizados e disponíveis são facilmente rastreados, melhorando as definições e possibilitando melhorias.
2. Poupa tempo
A busca de um documento não deve ser uma atividade demorada para um profissional. As equipes devem se dedicar à execução de tarefas, ao planejamento e à definição de processos.
Com um gerenciamento de documentos eletrônico, os arquivos são armazenados de forma categorizada e organizada. Desta forma, a busca e localização dos arquivos é feita em poucos segundos.
3. Desburocratiza e simplifica processos
Uma das atividades da gestão documental é avaliar os documentos para identificar seu peso e importância para a empresa. Isso remove os arquivos desnecessários ou duplicados.
Essa análise também definirá quais dados podem ser digitalizados e quais informações devem ser mantidas em arquivos físicos. Com isso, a empresa pode desburocratizar e simplificar seus processos.
4. Aumenta a segurança e a confiabilidade das informações
As empresas que adotam a gestão de documentos no varejo como parte de seus processos organizacionais conseguem eliminar a quantidade de dados que não são essenciais para seus resultados.
Apenas as informações relevantes para a empresa são mantidas. Além disso, um sistema para gestão de documentos ajuda a fortalecer a segurança dos dados e garantir que somente pessoas autorizadas tenham acesso a eles.
Além dessas vantagens, as empresas conseguem reduzir custos operacionais, padronizar seus processos internos, melhorar resultados, aumentar a produtividade da equipe e economizar espaço físico que seria utilizado para arquivamento.
5. Redução dos custos do papel
Para qualquer negócio que considere a adoção de um software de gerenciamento de documentos, o pensamento de ficar sem papel é um grande atrativo.
Desde empresas que simplesmente não querem mais lidar com arquivos físicos até aquelas que buscam iniciativas sustentáveis ou ecológicas, as práticas sem papel fazem muito sentido.
E num mundo extremamente competitivo como é o varejo, qualquer mudança pode dar ao negócio uma grande vantagem competitiva. Por isso, a redução de custos é uma dessas vantagens.
Afinal, ao adotar um sistema de gestão de documentos no varejo, é possível otimizar o uso do papel e, na grande maioria das vezes, eliminar seu uso. Já que ao invés de ter de imprimir um documento para arquivá-lo, basta salvar seu formato digital no sistema usado para o gerenciamento de documentos.
Leia também o texto sobre estratégias de vendas no varejo
Conheça o software ECM da Selbetti e transforme seu varejo
Como fica claro, contar com um sistema de gestão de documentos para o varejo pode fazer toda a diferença para o seu negócio, reduzir custos, otimizar o trabalho e permitir que você possa focar no crescimento da empresa de forma estratégica.
A boa notícia é que isso pode ser mais fácil do que imagina. Aqui na Selbetti contamos com a solução ECM para o varejo. Por meio dela, é possível ter controle total dos conteúdos através de um moderno portal via web 100% integrável.
Quer um sistema de gestão de documentos no varejo para sua empresa? Então clique aqui e conheça essa solução completa da Selbetti, e já converse com nossos consultores!
Aproveite para conhecer também as tecnologias para varejo da Selbetti Retail Experience e impuslione os resultados da sua empresa!