A importância da gestão em nuvem para a eficiência da transformação digital
O que é transformação digital? É o processo de integrar tecnologias digitais para melhorar a forma como a empresa opera e entrega valor aos clientes. Uma dessas tecnologias é a nuvem!
Quando falamos em transformação digital, precisamos entender que essa jornada depende de três elementos importantes:
- Maturidade digital, para que a empresa possa desenvolver uma cultura interna que valorize e incorpore a tecnologia em todos os níveis;
- Mudança na infraestrutura tecnológica, para que a empresa esteja equipada de ferramentas que suportem e facilitem as operações digitais;
- Migração para a nuvem, para poder usufruir da flexibilidade, escalabilidade e eficiência que o ambiente cloud oferece.
Tratando-se da cloud, muitos pensam que só o processo de migração é suficiente para a empresa usufruir dos benefícios da nuvem e se transformar digitalmente. Mas será verdade? Especialistas em cloud dizem que não!
É preciso cuidar desse ambiente após fazer a migração para certificar que dados, sistemas, aplicações, recursos e funcionalidades dispostos na nuvem permanecem seguros e livres de falhas. E esse cuidado deve ser realizado a partir da gestão em nuvem!
Hoje, entenderemos mais sobre essa prática e quais medidas seguir para realizar esse controle com eficiência e alcançar a verdadeira transformação digital.
Acompanhe!
O que é gestão em nuvem e como funciona?
A gestão em nuvem é uma prática que consiste em controlar todos os elementos dispostos no ambiente cloud. Esses componentes podem ser dados, sistemas, recursos de rede, servidores virtuais e até mesmo aplicações.
Esse gerenciamento funciona de forma bastante simples (pelo menos na teoria).
Envolve:
- Administrar e atualizar todos os sistemas em nuvem;
- Monitorar os acessos ao ambiente;
- Controlar a rede e o banco de dados.
O propósito com a gestão em nuvem é regular todo o uso da cloud computing e permitir que a empresa otimize seus recursos para agilizar processos para a transformação digital.
Relembre os benefícios da transformação digital Automação de processos e uso de tecnologias avançadasOferta de serviços e produtos personalizadosInovação, adaptação e competitividade |
LEIA TAMBÉM | Como iniciar a transformação digital na saúde?
Por que a gestão em nuvem é importante?
Quem já está na nuvem sabe quais benefícios ela pode trazer para o ambiente empresarial. Redução de custos, aumento da flexibilidade, melhor desempenho e maior segurança são apenas os principais.
A questão é que todos esses benefícios só podem ser alcançados a partir de uma coisa: gestão em nuvem.
Por isso, a prática é tão importante. Ela não pode, de forma alguma, ser negligenciada pelas empresas, não por aquelas que esperam ter sucesso na sua jornada de transformação digital.
“Ok! A nuvem traz vantagens incríveis para um negócio, mas e quanto à gestão dela? O que torna a prática tão necessária, além de garantir os benefícios da nuvem?”
Vamos mostrar!
- Melhor escalabilidade operacional: a gestão permite que a empresa ajuste rapidamente os recursos conforme a demanda, sem interrupções nos serviços.
- Acesso a sistemas, recursos e funções atualizadas: a prática também garante que todas as aplicações e sistemas estejam sempre atualizados, beneficiando a empresa das últimas inovações e correções de segurança.
- Maior segurança cibernética: a gestão em nuvem certifica ainda que os dados da empresa estejam sempre protegidos contra ataques e violações.
- Ganhos em produtividade: ao certificar que recursos e funcionalidades em nuvem estão funcionando como tem que ser, equipes conseguem desempenhar suas tarefas sem preocupações e em maior velocidade.
- Acelerar a transformação digital: a gestão contribui uma adaptação mais rápida e efetiva da empresa às novas tecnologias e processos digitais.
Desafios da gestão em nuvem
Embora o processo da gestão em nuvem não seja tão complexo quanto parece, isso não significa que a prática não possui desafios. Na verdade, a lista de obstáculos pode ser bem grande, dependendo das habilidades e conhecimentos técnicos que os gestores de cloud possuem sobre a própria nuvem.
Por exemplo…
É preciso garantir a segurança de todo o ambiente, algo que pode ser complicado por causa da diversidade de ameaças cibernéticas e da necessidade de implementar várias camadas de proteção. Também, gerenciar bem os custos, visto que o modelo de pagamento por uso da nuvem pode levar a despesas inesperadas se não for bem controlado.
É necessário ainda assegurar a conectividade para que todas as operações na nuvem funcionem de maneira contínua, além de lidar muitas vezes com a falta de expertise e recursos, pois a gestão em nuvem requer habilidades específicas que nem sempre estão disponíveis dentro da empresa.
Por último, é preciso também manter a conformidade e governança para assegurar que todas as operações na nuvem estejam em dia com as principais leis, regulamentações e políticas internas.
Melhores práticas para gestão em nuvem
Sabendo que a gestão em nuvem possui elementos desafiadores, cabe à empresa se antecipar para superar essas barreiras e otimizar o controle do ambiente.
O time da Selbetti separou algumas boas práticas que podem ajudar a simplificar o gerenciamento. Vamos dar uma olhada?
1- Definir uma estratégia clara de governança
Estabeleça políticas e procedimentos para a gestão de todos os recursos em nuvem. Isso vai garantir que todos os usuários sigam as mesmas diretrizes.
2- Automatizar processos
Utilize ferramentas de automação para tarefas repetitivas, como backup, monitoramento de desempenho e atualização de sistemas, liberando tempo do time para outras atividades.
3- Monitorar continuamente
Realize o monitoramento contínuo para identificar e resolver os problemas rapidamente e certificar que o ambiente em nuvem permaneça estável e seguro 100% do tempo.
4- Gerenciar custos de forma eficiente
Invista em ferramentas de gestão de custos para acompanhar e otimizar o uso dos recursos em cloud, evitando surpresas desagradáveis na hora de pagar pelos serviços.
5- Treinar a equipe
Aplique treinamentos, cursos e capacitação da equipe, pois isso fará com que todos estejam sempre atualizados com as melhores práticas e novas tecnologias de nuvem.
6- Implementar medidas de segurança robustas
Adote uma abordagem de segurança em camadas, com firewall, criptografia de dados e monitoramento de atividades suspeitas.
7- Realizar auditorias regulares
Faça auditorias periódicas para garantir que todos os processos e políticas estejam sendo seguidos corretamente e que o ambiente em nuvem esteja em conformidade com todas as normas e regulamentações.
Satelliti: tecnologia que acelera a transformação digital
O Satelitti é uma plataforma desenvolvida pela Selbetti que integra diversas soluções tecnológicas em um único ecossistema digital. Com a plataforma, é possível unificar tecnologias, pessoas, documentos e processos, otimizando e acelerando os resultados do negócio de forma rápida, fácil e segura.
Por que escolher o Satelitti para sua transformação digital?
- Integração Completa: Unifique diferentes softwares e ferramentas de gestão em um só ambiente, simplificando a comunicação e otimizando processos.
- Automatização de Processos: Reduza a incidência de falhas humanas e aumente a eficiência operacional com a automação de tarefas repetitivas.
- Gestão de Dados Otimizada: Facilite a análise e a tomada de decisões integrando todas as informações em um único lugar.
- Segurança Avançada: Proteja seus dados e sistemas com as melhores práticas de segurança, monitoradas pela equipe especializada da Selbetti.
- Redução de Custos: Economize recursos de TI ao centralizar todas as soluções de gestão em uma plataforma única, eliminando a necessidade de múltiplas ferramentas.
- Aumento da Produtividade: Proporcione às suas equipes acesso instantâneo a recursos e funcionalidades, melhorando a colaboração e a produtividade.
Não deixe sua empresa ficar para trás na jornada da transformação digital. Adote a plataforma Satelitti e ganhe a experiência de uso aprimorada em uma plataforma de acesso único.
Deixe um comentário